Pronomes Neutros: Opiniões e Contexto - Mariana Bernardi e Emily Caitano

 MODELO ARTIGO CIENTÍFICO.

TÍTULO: Pronomes Neutros: Opiniões e Contexto.

NOME DOS AUTORES: Mariana Bernardi e Emily Caitano.

RESUMO:

No presente artigo científico, abordaremos uma qu
estão que vem sendo alvo de várias polêmicas, os pronomes neutros. A pesquisa foi realizada com 199 pessoas, sendo alunos, professores e outros indivíduos interessados no assunto. Foram realizadas quatro perguntas, onde a opinião dos entrevistados foi questionada para se obter os resultados da pesquisa. De acordo com os resultados a maioria dos entrevistados está disposta a se adaptar ao uso da linguagem neutra, enquanto a minoria não.

 

PALAVRAS CHAVE: Pronomes neutros – sociedade – língua portuguesa – pesquisa – vocabulário.

INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa busca compreender os posicionamentos de diferentes indivíduos, sejam eles parte da comunidade escolar, da Escola Básica Municipal Santa Cruz ou não, em relação ao uso de pronomes neutros na língua portuguesa. Esta pesquisa se faz importante, por abordar um assunto que atualmente vem sendo muito discutido e está relacionado a diversas polêmicas sobre diversidade e representatividade de minorias de gênero. A pesquisa foi realizada por meio de uma enquete no site Google Forms, o método utilizado para sua divulgação foram as redes sociais, em destaque o Twitter e o WhatsApp. A enquete obteve a participação de professores, alunos e outros entrevistados, durante as aulas de Língua Portuguesa da mesma escola.

Sobre o tema linguagem neutra o psicológico Alexandre Felipe de Oliveira diz que o objetivo, segundo ele, é enfrentar todas as formas de discriminação e segregação e combater a desigualdade. É preciso “desconstruir o sexismo” da língua. “Hoje em dia a contemporaneidade traz à tona questões de representatividade que vão contra você rotular”, disse.

 

DESENVOLVIMENTO:

Foram entrevistadas 199 pessoas. Acompanhe o gráfico a seguir.

  

O percentual de pessoas que são a favor do uso de uma linguagem neutra na língua portuguesa é de 87,4%, e 12,6% dessas pessoas são contra a adaptação da língua.  Analisando os resultados do gráfico, observa-se que uma notável parcela dos entrevistados quer que a língua portuguesa seja adaptada para se adequar a linguagem neutra, enquanto a minoria prefere que não haja mudança no vocabulário.




No segundo gráfico 73,4% dos entrevistados diz fazer uso de pronomes neutros, enquanto 26,6% não. Interpretando o gráfico, percebe-se que os pronomes neutros vem sendo cada vez mais usados, por conta da demanda da população por igualdade. Porém nem toda a sociedade está disposta a fazer parte dessa mudança e adaptação da língua.






O terceiro gráfico nos mostra que 84,4% das pessoas querem e acham importante debater sobre a linguagem neutra, 11,6% está incerta sobre a discussão deste assunto na nossa sociedade e 3,6% dos indivíduos não acha importante o assunto ser debatido. Este gráfico nos mostra que, por este ser um assunto novo a ser inserido na sociedade, nem todos concordam com a discussão desta pauta.




No último gráfico o percentual de pessoas que concorda que o uso da linguagem neutra ajuda a diminuir a discriminação de gênero na sociedade é de 86,9%, enquanto 13,1% não concorda com essa afirmação. Com este gráfico podemos ver que, a maioria das pessoas está disposta a contribuir com a adaptação da língua neutra na sociedade, mas, ainda existem pessoas que não tem certeza e/ou não concordam com o uso de pronomes neutros.

 

CONCLUSÃO:

Percebe-se que houve um grande engajamento por parte dos participantes, provavelmente, por conta do assunto ser um tema que vem sendo a cada dia mais explorado, alvo de vários debates e divisor de opiniões. Conclui-se que a maioria dos entrevistados é a favor que os pronomes neutros sejam inseridos no nosso vocabulário, buscando assim se livrar do binarismo imposto pelos gêneros tradicionalmente aceitos pela sociedade, (masculino e feminino), visando uma comunicação mais inclusiva. Enquanto a minoria prefere que o vocabulário não seja adaptado, temendo as consequências que essa mudança pode causar na língua portuguesa.

 

REFERÊNCIAS:

Pronomes neutros promovem diversidade. Diário da Região 20/09/2020. Disponível em: https://www.diariodaregiao.com.br/vida-e-estilo/2020/09/1206748-pronomes-neutros-promovem-diversidade.html . Acesso 05/10/2020.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: Sangue Fresco