Relatório da Visita Virtual ao Museu de Artes de São Paulo - Mariana Bernardi

 

Relatório da visita virtual ao Museu de Artes de São Paulo.

23 de Outubro de 2020.

Hora de partida – 14:30H.

Hora de chegada – 17:00H.

Professores acompanhantes: Willian Scariot.

Em minha visita virtual ao MASP Museu de Artes de São Paulo, foi possível analisar de forma objetiva diversas obras de artistas renomados, além de apreender sobre cultura e arte.

A primeira obra que fui apresentada é uma pintura de Candido Portinari, Os retirantes. O que me chamou mais atenção nela, é a riqueza de traços e como o autor quis retratar com cores escuras, a realidade melancólica daquela família. Em outra obra de Portinari, denominada O lavrador de café, ele representa um homem negro, musculoso e de pés descalço, lavrando café, simbolizando assim o trabalhador em seu meio de trabalho.

Depois fui direcionada a Moça com livro, uma obra de José Ferraz de Almeida Junior, em minha percepção o autor quis retratar na face da garota, como ela se torna reflexiva ao ler o livro, acredito também que por trás dessa pintura a uma crítica a sociedade machista da época. Menina com espigas é uma obra de Pierre-Auguste Renoir, essa pintura chamou muito minha atenção por conta da cor vermelha, que mesmo estando pouco presente na obra, caracteriza-se por roubar a cena com seu tom chamativo.


A obra de Pablo Picasso, Busto de homem (atleta), busca representar como os homens atletas precisam estar sempre em boa forma, e como em seus músculos isso é visível. Lunia Cze
chowska é uma obra que retrata uma mulher com vestimentas pretas refinadas e um pescoço muito comprido, de Amedeo Modigliani. Acredita-se que Lunia era uma grande amiga do pintor. A obra de Di Cavalcanti, Mulheres de Guaratinguetá é uma pintura de cores quentes e chamativas que retrata algumas moças do município de Guaratinguetá.

Por último A ressurreição de Cristo de Rafael, que é sem dúvidas a obra que mais chamou minha atenção, rica em detalhes, abrangendo diversos personagens bíblicos e destacando a maestria dos traços do autor em suas cores chamativas, sua moldura com traços vistosos esculpidos na madeira, também é muito chamativa.

A oportunidade de visitar o MASP Museu de Artes de São Paulo, mesmo que virtualmente, foi incrível! Acredito que consegui adquirir mais conhecimentos sobre arte e como cada artista tem um jeito diferente de se expressar por meio de uma tela. É extraordinário como uma sala consegue abranger tamanho talento dos diferentes artistas.

Mariana Bernardi 91.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: Sangue Fresco