Relatório de Viagem a Cambará do Sul e Bento Gonçalves - Bianca Gugel Pansera

25 a 28 de Outubro de 2019

Hora da partida – 22h30min

Hora da chegada a Cambará do Sul – 07h30min

Pessoas participantes: família e amigos

Através desta viagem passamos a ter um maior conhecimento das belezas do Brasil, como quando visitamos o Cânion Fortaleza. Aprendemos sobre a chegada dos italianos a cidade gaúcha de Bento Gonçalves e como ela foi se desenvolvendo a partir disto, conhecemos a fábrica da Tramontina e tivemos nosso momento de lazer provando sucos e vinhos na vinícola Aurora e passeando no Trem Maria Fumaça.

Ao chegarmos no sábado a cidade de Cambará do Sul paramos em um estabelecimento muito aconchegante onde tomamos nosso café da manhã, após isso, junto de um guia embarcamos em um ônibus e fizemos um percurso de 20 minutos até uma pequena trilha, desembarcamos e seguimos a pé entrando mata a dentro e já podíamos ver um pouco da grandiosidade que nos esperava. Andamos e andamos até que chegamos a um riacho que terminava em uma cachoeira e por cima dele, pisando em pedras atravessamos.

Do outro lado seguimos a trilha, ansiosos para observar a linda paisagem e ver como era um cânion de perto, mas a cachoeira onde terminava o riacho que atravessamos tirou por certo momento nossa atenção e não podíamos acreditar que havíamos passado por cima daquilo. Mas a trilha não acabava ali,

mais adiante estava o motivo pelo qual tínhamos entrado mata a dentro e quando finalmente chegamos mal podíamos acreditar na altura daquele cânion, era imenso e dava um certo frio na barriga, o calor que passamos e a trilha que enfrentamos foi recompensada com aquela paisagem que o Brasil esconde. O guia nos falou que há pessoas que fazem escaladas e que estávamos com sorte por conseguir ver perfeitamente a vista, após isso tiramos muitas fotos e voltamos para o ônibus que nos levou para outro ponto, onde possuíamos uma melhor visão do Cânion Fortaleza, afinal fizemos outra trilha que nos levou ao topo de um monte gigante. Quando chegamos lá em cima estávamos mortos, mas muito surpresos com a altura, que era maior que a que já tínhamos visto na trilha anterior. Na beira do monte havia uma pedra onde sentamos para tirar fotos, o que causava certo medo, pois a altura era incalculável, mas ficamos por pouco tempo no topo do monte, nosso almoço em um restaurante local nos esperava.

Chegamos no restaurante eram 12h00min, com calma nos sentamos e almoçamos, o restaurante era bem aconchegante e trazia um aspecto dos tempos antigos, com decorações estilosas. Após todo o grupo ter se alimentado seguimos viagem para Caxias do Sul, que foi nosso lugar de repouso, pois fomos à cidade apenas para dormir. Chegamos por volta das 17h30min, nos estabelecemos no hotel e fomos caminhar pela cidade, entramos em um atacadão e por lá ficamos até decidirmos aonde iriamos jantar e o escolhido foi uma hamburgueria que ficava ao lado do hotel. A comida de lá era fantástica, todos gostamos muito e por fim retornamos para passar nosso pernoite, pois o dia seguinte seria cheio.

Iniciamos ás 06h:30min com um café da manhã no hotel, logo após fizemos as malas e seguimos para a cidade de Bento Gonçalves, mais especificamente a Vinícola Aurora, onde nos contaram como ela se desenvolveu e se tornou uma grande marca exportadora de vinhos, fizemos um percurso dentro da vinícola acompanhados de uma guia que nos mostrou todo o preparo do envelhecimento do vinho, como cada um é feito de uma maneira diferente e foi possível observar os enormes tanques onde ele é envelhecido, ao final do percurso degustamos sucos e algumas pessoas, vinho.

Seguimos viagem até a Fábrica da Tramontina, onde tivemos um momento mais de lazer, pois cada um foi para um lugar da loja e realizou suas compras, tenho que confessar que não sabia de metade das coisas que são produzidas por essa marca, foi de grande conhecimento a visita à fábrica, mesmo que para compras e foi assim que encerrou nossa manhã e ao sairmos da garagem para ir almoçar nos deparamos com um tempo chuvoso, que felizmente não atrapalhou em nada. A hora do almoço chegou e o restaurante era perfeito, possuía pontes por cima de pequenos riachos e vários cenários para tirar fotos, o que não foi possível por conta da chuva. Almoçamos de frente para um grande lago muito bonito e a comida de lá era a melhor de toda a viagem, mas o dia não acabava por aí, pois tínhamos hora marcada na Epopeia Italiana, que ficava no Parque Cultural. Nosso horário era às 12h15min e quando chegamos não sabíamos o que veríamos, pois não é permitido fotos e vídeos de lá, ou seja, não tínhamos visto em lugar algum o que aconteceria, mas para mim essa foi uma das melhores atrações da viagem. Quando entramos em uma sala havia várias roupas antigas, de quando os primeiros italianos chegaram à cidade de Bento Gonçalves, todos ficamos vendo-as até que uma porta lateral se abriu e entramos em outra sala onde tinha um homem que falando em italiano começou contar toda a história, desde quando ainda estavam na Itália. Logo em seguida outra porta abriu e entramos em um barco, que foi a representação do dia que os italianos embarcaram para o Brasil, e enquanto íamos de um lugar para outro o homem seguia contando a história. Mais adiante, em outra sala sentamos e observamos através de telões personagens que contribuíram para contar a história. Passamos por uma sala que representava a mata quando desembarcaram em nosso país e finalizamos o percurso em uma “vila”, onde novamente haviam coisas trazidas junto dos italianos que viraram objetos históricos e por fim degustamos sucos.

Exatamente ás 14h00min embarcamos no trem Maria Fumaça, que fez o percurso de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, ali tivemos mais um momento de curtir, pois enquanto nos deslocávamos várias atrações passavam de um vagão para outro.

Nosso dia terminou em uma fábrica de roupas, ficamos pouco tempo lá, o necessário para quem quisesse fazer compras e logo em seguida embarcamos no ônibus para retornar a cidade de Concórdia-SC e chegamos ás 01h00min da manhã do dia 28 de outubro.

Nessa viagem foi possível desfrutar de um momento de lazer com a família, foi incrível conhecer uma das belezas do Brasil, que me surpreendeu muito com tamanha altura, pois eu não sabia da existência de um cânion, também fiquei deslumbrada com a história do povo que veio da Itália, e batalhou muito por uma vida melhor e mal sabiam que a partir da chegada deles a cidade iria começar a se desenvolver e nunca tinha rido tanto como naquele passeio de trem com as atrações que tiveram.