VISITA VIRTUAL NO MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP - FABRÍCIA STEFANIE ESPOSITO

VISITA NO MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP

 20 DE OUTUBRO DE 2020

HORA DA VISITA: 09:58

PARTICIPANTES: FABRÍCIA STEFANIE ESPOSITO



 O objetivo desta visita do museu de zoologia tem como principal atividade compreender padrões e processos da Biodiversidade brasileira, sendo o Brasil um pais megadiverso, que abriga cerca de 20% de toda a biodiversidade do planeta. O conhecimento possibilitou novas variedades de plantas e animais.

    Na entrada vi vários animais de espécies diferentes e informações sobre cada um e alguns conhecimentos sobre o museu. Conheci a história da biodiversidade logo de começo que são formas de vida e de ambientes naturais, podemos levar em conta o número de espécies, a diversidade genética e a diversidade de ecossistemas, a unidade mais usada para medir a Biodiversidade é o número de espécies. Também tem as causas da biodiversidade que é um processo evolutivo, todos os seres vivos surgiram de um ancestral comum que se diversificou ao longo do tempo. Uma espécie ancestral deu espécie a duas ou mais descendentes. O tempo percorrido até o presente permitiu que uma forma simples originasse toda a complexa diversidade atual. Achei muito interessante a extinção da biodiversidade fala sobre eventos de extinção que ocorrem na história da vida, 99% de toda a Biodiversidade que já existiu esteja hoje extinta entre 10 e 20% das espécies desapareçam a cada 1 milhão de anos. Quando a taxa de desaparecimento dessas espécies ultrapassa estes valores falamos em “extinção em massa” que ocorrem várias vezes, atingindo espécies em diversos ambientes e por diversos causas como meteoros, vulcanismo ou mudanças climáticas. A maior extinção em massa ocorreu há cerca de 250 milhões de anos, quando desapareceram cerca de 95% de todas as espécies. As intervenções humanas no ambiente estão promovendo um novo evento de extinção em massa. Se nós humanos buscarmos por nossos antepassados nas gerações passadas no momento em que a vida surgiu, nos veríamos semelhantes a bactérias. Algo que eu não sabia e descobri nas explicações do museu é que nossa espécie surgiu há aproximadamente 250 mil anos na África e desde então vem ocupando todas as áreas habitáveis do planeta. Há 10 mil anos, com o desenvolvimento da agricultura, passamos a interferir no processo evolutivo de algumas espécies para adapta-las ás nossas necessidades, o conhecimento na Natureza vem se sofisticando, assim com nossa capacidade de interferir nos processos naturais.

Conclui que nesse relatório sobre o museu de zoologia da USP ajudou-me a conhecer conteúdos importantes que nunca tinha visto e estudado como por exemplo a biodiversidade, é algo muito significativo, trazendo importância para o planeta e os seres vivos. Vi que a vida é algo muito precioso e precisamos preserva-la cuidando do ambiente ao nosso redor. Os animais cuidam da natureza já nós seres humanos estamos cada vez mais destruindo ela. Por isso precisamos preservar a natureza porque ela é a chave para manter o equilíbrio ambiental. 









FABRÍCIA STEFANIE ESPOSITO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: Sangue Fresco