Aquecimento Global - Por: Bianca Gugel Pansera

 

Aquecimento Global

O aquecimento global é o resultado das más ações humanas que vem causando o aumento da temperatura terrestre, trazendo danos principalmente à natureza e aos animais, já que muitas espécies estão entrando em extinção e muitas áreas de geleiras sofrem com o degelo, que é o derretimento das mesmas. Toda essa situação vem se agravando conforme o passar dos anos e como sabemos, é resultado das ações humanas, bem como a forma mais eficaz de controlar e tentar diminuir o avanço da temperatura é também as ações do homem, que precisam ser melhoradas e mudadas com urgência, pois já estamos enfrentando as consequências e piores viram caso nada seja feito.

A grande queima de combustíveis fósseis utilizados em automóveis movidos à gasolina e óleo diesel é considerada a maior responsável pelo aumento das temperaturas, mas não é a única. O número grande de queimadas e desmatamento que vem acabando com as florestas também é um dos responsáveis, pois ambos liberam gases de efeito estufa e grandes quantidades de CO2, acarretando a intensificação do efeito estufa.

Acredita-se que caso medidas não sejam tomadas, o derretimento das geleiras no Ártico será entre 43% e 94% até 2100. A temperatura sofrerá o aumento de 2,6ºC a 4,8ºC, o que pode causar danos inimagináveis, acarretando grande seca e também o desaparecimento de algumas cidades litorâneas, pois se estima que o nível do mar suba de 45M a 82M.

O aquecimento global não é recente, mas sim algo por qual vem se falado e alertado a anos, já que resulta de ações humanas praticadas frequentemente. O principal motivo é a emissão de gases do efeito estufa, mas como já citado, também há o desmatamento e as queimadas, que vem sendo realizadas com frequência tendo como um dos motivos a criação de gado, que é outro fator que contribui com o efeito estufa, pois o pum do animal possui gases e conforme o consumo da carne cresce, as criações também, assim uma coisa vai levando a outra e as chances de controle diminui.

Toda essa situação não trás somente consequências para a fauna e a flor, seus impactos para a sociedade são cada vez maiores, o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) afirmas que o nível dos oceanos está subindo muito, deixando muitas cidades submersas e forçando pessoas a migrarem para outros lugares. Outro risco que podemos enfrentar é a fome, devido ao declínio na produção de alimentos, pois com seca não há plantio, outro ponto é o aumento de desastres naturais como furações e inundações, que acarretariam grandes problemas.

O assunto vem sendo comentado a muito tempo, porém não como deveria, pois ainda muitas pessoas não levam a sério o que pode ocorrer caso mudanças não sejam tomadas. Todos precisamos nos unir e juntos buscar por melhoras em nossos hábitos, devemos respeitar mais a natureza e o que ela nos oferece, sem abusar ou destruí-la por ganancia. O aquecimento em áreas conhecidas pelo frio está se tornando cada vez maior e assim como afirmou em uma entrevista, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, “Não temos mais a opção de ignorar o aquecimento do planeta, senão as consequências serão desastrosas”. O tempo que nos resta para fazer algo é curto, mas precisamos buscar por melhoras, caso contrário os impactos das mudanças climáticas serão inevitáveis.

ALUNA: Bianca Gugel Pansera

EBM SANTA CRUZ

9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: Sangue Fresco