Maria Carolina Mattei Schiavini - A Difícil Escolha do seu Futuro.

 A Difícil Escolha do seu Futuro. 


     


     Resolvi abordar o assunto do momento, que vem gerando preocupações entre muitos adolescentes, a difícil escolha da profissão. Escolher a profissão parece algo fácil, mas quanto mais você se aproxima dessa decisão você percebe que deve se ter cautela perante a isto.  

     Para você escolher sua faculdade, você necessita ter uma base do que quer ser, muitos tem essa decisão tomada, mas ainda surgem dúvidas se é isso mesmo que você vai querer para seu futuro, a decisão não vem de um dia para o outro, necessita refletir muito sobre seus sonhos. Atualmente os jovens querem ter riquezas no futuro, querem uma casa bonita, seu próprio carro, viajar 5 vezes por ano, poder ter do bom e do melhor, mas elas nunca pensam se a profissão que eles querem poderá realizar isso.  

     Não devemos deixar de mencionar o preconceito que alguns levam por quererem tal profissão, as pessoas sempre levam em conta que todos devemos ser médicos, advogados, empresários, são muitos os palpites que vem, e se você disser que seu sonho não é esse, você poderá receber olhares e comentários que vão te deixar indeciso. 

     Este momento é de reflexão, parar e pensar nas coisas que você mais gosta de fazer, nas coisas que você mais se identifica, que você se sente feliz em fazer, não só dizer eu quero trabalhar nisto e pronto. Conhecer alguém que trabalha na sua profissão dos sonhos é essencial, conheça a rotina, os benefícios e os malefícios. Nenhuma profissão requer só entrar na empresa, no carro, na casa ou no escritório sentar erguer os pés para cima, mandar os outros fazerem isto levantar e ir embora. Para alcançar suas metas é necessário esforço. 

     A pressão que recebemos nessa hora é muita, o que devemos fazer é ouvir as opções dos outros, mas nunca esquecer da nossa própria opinião. Ouvir também é necessário para a jornada dessa escolha, pense com calma, tudo tem seu tempo a decisão virá e você vai se sentir realizado com isto. 

     Os nossos sonhos vão surgindo desde o momento em que estamos atrás de uma tábua que está sobre os tijolos cheia de barro, folhas e um galho que usamos como garfo e faca, desde o momento em que estamos conversando com bonecas ou brincando com carrinhos da Hot Wheels, talvez até sentados sobre uma fila de tijolos com um computador feito de papelão, um estojo velho cheio de tocos de lápis e uma caneta estourada e claro um caderno antigo da escola. Controles de TV e escovas de cabelo eram nossos microfones para cantar e fazer palestras, tudo isso vai trazendo ideias para a pergunta “o que eu vou ser quando crescer?”. 

     De tempos em tempos nossas escolhas vão se aperfeiçoando e seus sonhos de criança vão tomando um rumo mais profundo. Pense bem e se acalme, tudo tem seu tempo, sua decisão virá quando for a hora certa.

Maria Carolina Mattei Schiavini 

9° Ano do Ensino Fundamental 
EBM Ângelo Ary Biezus 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: Sangue Fresco