O meio ambiente em questão do Brasil - Julia Nietiedt

 

O meio ambiente em questão do Brasil

   O meio ambiente significa vida, é com ele que nós estamos vivos, o meio ambiente cria vidas e as mantem. Ele é tudo para todos, nos fornece o que temos de mais precioso, o ar, com ele podemos ter uma vida saudável e feliz. O meio ambiente é maravilhoso e devemos preserva-lo.

   A população deveria se unir para fazer a diferença cada um fazendo a sua parte, realizando o que é certo, pensando no futuro. Ele merece o nosso melhor, no meio ambiente há vidas e elas importam.

   O meio ambiente no Brasil está ruim, entre os principais problemas estão as queimadas, o desmatamento e o assoreamento de rios. Outro grande problema é a poluição atmosférica, que provoca inúmeras mudanças nas características do ar.

   Segundo Mario Sérgio Cortella “A temática ambiental é recente, mas a questão ambiental, isto é, o problema ambiental é maior, vem de séculos. No entanto, hoje temos consciência disso”.

   No Brasil 85% acreditam que problemas ambientais apresentam uma série de ameaças a saúde. Embora 85% defendam que o governo deve priorizar a preservação do meio ambiente 41% dos ouvidos no Brasil admitem que o tema de proteção ambiental não está na sua própria lista de prioridades no momento.

   De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais.

   As queimadas na Amazônia em 2020 passaram do número registrado em todo ano de 2019. Foram 89.604 focos de calor. Em 2020 no Pará foram: 30.854, Mato Grosso: 19.077, Amazonas: 16.079, Rondônia: 10.378, Acre: 8.887, Roraima: 1.812, Maranhão: 1.534, Tocantins: 499 e Amapá: 484.

   Antes do final de setembro o Pantanal já registrava o numero mensal mais alto de focos de incêndio desde o início da sério histórica do Impe em 1998.

   O desmatamento na Amazônia dispara em 2020, dados de satélite revelam um aumentam de 34% na taxa de derrubadas das florestas nos últimos 12 meses.

   Ao todo foram 9205 Km quadrados desmatados, o equivalente a 1.100.000 campos de futebol. Em abril, o desmatamento na Amazônia teve um aumento de 171% em relação ao mesmo período de 2019.

   O desmatamento ocorre principalmente para a pratica da atividade agropecuária. A criação de estradas e hidroelétricas, mineração e o processo intensivo de urbanização contribuem significativamente na redução das matas.

   A maior parte das queimadas ocorrem por ação humana, por razões variadas: limpeza de pastos, preparos de plantios e disputas fundiária.

   No Brasil, a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa é originário da queimada e derrubada de florestas. Essa situação o torna um dos países mais poluidores do mundo.

   Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade, entre outros.

    O desmatamento possuí uma série de consequências que não se resumem apenas ao ambiente natural, mas também a vidas dos seres humanos. As principais são: exposição do solo á erosão; perda dos serviços; ambientais; desertificação e aquecimento global.

   As consequências das queimadas para a sociedade são: péssima qualidade do ar, aumento das doenças respiratórias, etc.

   Para resolver esses problemas devemos reflorestar, preservar a vegetação nativa, não realizar queimadas, aumentar a utilização de energia elétrica, reduzir o desperdício de água, separar o lixo, evitar produtos descartáveis e cobrar a criação de politicas públicas ambientais eficientes, entre outros.

   Eu acho que as pessoas deveriam ter mais consciência e respeito com a nossa natureza, pois sem ela a gente não vive.

   Para que colocar fogo em uma mata sendo que é ela que produz o ar que você respira? Por que jogar o lixo na rua e não na lixeira? Essas são perguntas tão simples, mas que muitas vezes as pessoas não sabem responder pois elas mesmas fazem isso.

   Devemos parar para pensar no nosso futuro e dos nossos familiares, será que eles vão ter a chance de ver um rio, lago, mar ou oceano com água limpa, ou de ver uma linda floresta verde cheia de vida, será que eles terão ar puro para respirar?

   Devemos prevenir agora para não arcar com as consequências no futuro, cuidado nunca é demais, principalmente quando a gente está falando da nossa saúde e a do planeta. Por isso preserve o nosso Brasil, as nossas florestas.

Julia Nietiedt

E.B.M Santa Cruz

 9° ano 2

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: Sangue Fresco