A Rotina de um Agricultor - Bruna Luiza Cerutti

 A Rotina de um Agricultor


          Em uma sexta-feira de manhã logo bem cedo acordei com ideia de ir quebrar milho. Levantei tomei meu café e levei meus filhos para a escola. Quando cheguei em casa comecei a fazer minhas tarefas ao redor de casa, enchi os cochos de ração dos animais e depois fui limpar o chiqueiro, fui ajudar minha mulher a tirar leite. Quando acabei tudo isso fui pegar os bois, encanguei-os e fui para a roça quebrar milho. Fiquei até onze horas quebrando milho, depois carreguei a carroça, enchi bem e coloquei algumas abóboras ao redor e mais quatro cestos de milho.

         O terreno era um pouco inclinado e a carroça estava cheia falei para os bois "Vamos" !Não deu outra tombei a carroça no mesmo lugar!

         Já era meio dia tive que ir para casa buscar algumas chaves para desmontar a carroça para poder carregar tudo de novo antes do almoço e ir para a casa ajudar minha mulher com as crianças que tinham chegado da escola cansados, com fome, e como sempre elétricos! Foi o dia mais cansativo do ano. Quando cheguei em casa já era tarde demais e eu ainda tinha que ir buscar a carroça com os bois!

         Quando fui almoçar já era duas horas da tarde, depois ajudei meus filhos nas tarefas de escola que eles não conseguiam fazer sozinhos. Quando acabamos fomos todos fazer os tratos das vacas, quando percebemos já estava escurecendo mas ainda tinha muita coisa para fazer, nós já estávamos cansados com muita dor nas costas.

 Fomos para dentro tomar banho e descansar para continuarmos no outro dia. 

         Quando acordamos não perdemos tempo e continuamos nossas tarefas que não tínhamos acabado no dia anterior, varemos todo o pátio de nosso quintal, limpamos toda a casa, porque era dia da faxina.            Ajudei a fazer o almoço e depois eu e minha família descansamos, porque literalmente estávamos muitos cansados entre dois dias em função de tarefas em nossa casa. Desde então, o mês de junho é o mais marcante da minha vida.

             Era um bom tempo quando tínhamos nossa propriedade no interior de Engenho Velho.

             Sinto falta dos velhos tempos que passávamos naquela casa e quando fazíamos nossos trabalhos cansativos, mas ao mesmo tempo alegres. 

             Isso aconteceu no dia 06 de junho de 1982,vinte e sete anos depois nesse mesmo dia nasceu minha neta Bruna, por isso esse é um dia especial.

                  FIM!

EBM Ângelo Ary Biezus 

Texto de Memórias Literárias vencedor na turma do 6° ano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: Sangue Fresco